quinta-feira, 16 de julho de 2009

ESTUDIANTES DÁ À ARGENTINA O 22º TÍTULO DA LIBERTADORES

O Cruzeiro deixou escapar ontem a oportunidade, de junto com o São Paulo, serem os dois maiores recordistas brasileiros em títulos da Libertadores da América, com três conquista cada. Assim, permanece o Tricolor do Morumbi, sendo o único tricampeão.

A derrota (de virada) do time mineiro para o Estudiantes de La Plata, por 2x1 em casa, cominando com o empate em 0x0 na Argentina, deu aos hermanos o seu 22ª titulo da competição e o 4ª do Estudiantes - sendo o país com a maior números de conquistas, seguido pelas 13 do Brasil. Aumentando a vantagem, a favor dos nossos maiores rivais no futebol, para 9 títulos.

Para se ter uma noção de como essa diferença tornou-se tão expressiva entre brasileiros e argentinos, foi o fato dos time brasileiros não valorizavam - como hoje - a Taça Libertadores da América. Dava-se maior importância as conquistas internas, entre elas - os regionais sobre-saiam à Libertadores.
Com a valorização que o Flamengo deu a conquista, em 1981, e ao mundial que só é possível ao campeão disputar, os brasileiros passaram a se interessar na competição.

De 1960, quando foi a primeira edição, até 1989, os hermanos conquistaram 15 títulos, enquanto, que nós apenas 5.
De 1990 (quando realmente virou obsessão a conquista para os brasileiros) até os dias de hoje, o Brasil obteve 8 e a Argentina 7 títulos. E, muito pelo Boca Juniors que é responsáveis por 4, das conquistas da década de 90 pra cá. Outro fato, é que neste mesmo período, 9 times brasileiros perderam a final da competição - o que praticamente temos todos os anos um brasileiro disputando o caneco, contra 2 argentinos - além dos que venceram.
Esse equilíbrio que conseguimos nos dá a esperança de algum dia também superar nossos rivais, em títulos da Libertadores, já que em Copas do Mundo é covardia.

Por: João Almeida

0 Comments:

blogger templates | Make Money Online